EDIÇÃO 2020/2021

Ao longo dos últimos anos, o CNA Jovem, que começou apenas com uma iniciativa nacional, ampliou-se, e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade e alcance em quase todo o país. Já foram realizadas duas Edições Estaduais, três Edições Nacionais, uma Edição Especial que reuniu participantes de edições distintas e ofertou-se um curso a distância de Liderança Empreendedora. Mais de 1200 jovens de 25 estados já participaram de alguma etapa do CNA Jovem ao longo dos últimos cinco anos.

Em sua 4° Edição (2020-2021), o Programa se reestruturou e vai oferecer etapas eliminatórias e classificatórias, a distância e presenciais, a serem realizadas ao longo de aproximadamente 16 meses.

Fase 1: Módulo introdutório

A jornada começa com uma sequência de etapas remotas

Na primeira delas, o Módulo Introdutório, porta de entrada inicial, ficará disponível ao candidato um conjunto de conteúdos sobre o Sistema CNA e sobre a abrangência e relevância do setor agropecuário. Essa etapa pretende assegurar que os participantes alcancem um conhecimento básico necessário para seguir para as etapas posteriores.

Fase 1: Oficinas

Na próxima fase se iniciam as oficinas digitais

Caso seja aprovado, o candidato avançará para as oficinas digitais, que são etapas remotas, com objetivos específicos voltados a desenvolver os estágios iniciais da trajetória de liderança do jovem.

Conteúdo das oficinas

1

Identificar um problema ou oportunidade

Na primeira oficina, o jovem vai ser conduzido a identificar e definir um problema ou oportunidade real do agro. A partir do problema é possível garantir a relevância dos desafios que, posteriormente, serão selecionados.
2

Propósito e foco

Na segunda oficina, o participante é orientado a encontrar uma primeira aproximação do seu propósito de vida e na escolha do seu foco. Futuros líderes precisam refletir e encontrar o sentido que querem dar à sua vida profissional.
3

Desafio de liderança

E finalmente na terceira oficina de desafio, será preciso definir um desafio de liderança que será a base das soluções e dos planos de ação que serão construídos na fase presencial.
Ao término da oficina de desafio serão selecionados 80 jovens representantes de todos os estados que irão participar da fase de encontros presenciais. Neste momento também serão formadas as equipes que trabalharão presencialmente para identificar soluções inovadoras para desafios reais do setor que foram priorizados em todas as áreas de foco.
E é na fase presencial que os participantes irão vivenciar e experimentar novas forma de pensar, agir e trabalhar em grupo para além de construir iniciativas de liderança durante um processo de inovação, desenvolver habilidade e competências essenciais para o líder.

Fase 2: Presencial e remota

Os participantes irão vivenciar e experimentar novas forma de pensar e agir

Na Fase 2, os 80 participantes selecionados serão divididos de acordo com suas áreas de foco em 5 grupos, e cada um terá encontros em um polo presencial diferente. Em grupos, os jovens devem solucionar problemas para os desafios selecionados.

Conteúdo dos encontros presenciais

1

1° ENCONTRO PRESENCIAL - NOS POLOS

Após a formação dos grupos e distribuição dos desafios será realizado o 1° ENCONTRO PRESENCIAL NO POLO, em 5 polos relacionados a cada uma das áreas de foco – Empresarial, Educacional, Político, Sindical e Institucional - onde serão trabalhados temas de liderança relacionados às respectivas áreas. Os grupos irão aprofundar o seu desafio, por meio de oficinas, atividades, palestras e experiências vivenciais.
Ao término do encontro, os jovens irão participar da OFICINA DIGITAL - CRIATIVIDADE e ORATÓRIA.
2

2° ENCONTRO PRESENCIAL - NACIONAL

Os participantes de todo país irão se encontrar em Brasília no ENCONTRO PRESENCIAL NACIONAL e poderão colocar em prática tudo que aprenderam. Os grupos participarão de diversas atividades com a finalidade de criar soluções para seus desafios e vivenciar diversas experiências que irão contribuir para o seu desenvolvimento de liderança.
Com as soluções criadas os jovens voltam para suas cidades para participar remotamente da OFICINA DIGITAL DE NARRATIVAS e MAPEAMENTO DE REDES.
3

3° ENCONTRO PRESENCIAL - NOS POLOS

A próxima etapa é um novo ENCONTRO PRESENCIAL NO POLO. Cada grupo, em seu polo, terá a oportunidade de apresentar suas soluções para representantes do setor do agro e verificar o potencial de resolução do desafio. Diante dos feedbacks, poderão ajustar a solução e se preparar para a RODADA DE TESTES, que será realizada pelos jovens em suas cidades/região.
No retorno para casa, é hora também de detalhar a solução por meio da OFICINA DIGITAL - CONSTRUÇÃO DE INICIATIVAS.
4

4° ENCONTRO PRESENCIAL - NACIONAL

Durante os 3 (três) dias do último ENCONTRO NACIONAL, além de apresentar a iniciativa estruturada pelo grupo, os participantes irão receber feedback que irá mostrar a evolução das habilidades que compõem seu perfil de liderança e que foram avaliadas e desenvolvidas por meio de atividades ao longo de toda a jornada. Neste encontro, também serão reconhecidos os três jovens que demostraram o melhor potencial de liderança no programa.

Aqui você poderá acessar ao edital e obter todas as informações, regras e normas para a realização do Programa Jovens líderes do Agro – CNA Jovem – 4° edição.