1ª Etapa: Nacional Remota
Módulo Introdutório: O primeiro filtro da jornada
O Módulo Introdutório é a porta de entrada inicial. O jovem terá acesso a um conjunto de conteúdos sobre o Sistema CNA e sobre a abrangência e relevância do setor agropecuário. Essa etapa pretende assegurar que os participantes alcancem um conhecimento básico necessário para seguir para as etapas posteriores.
1ª Etapa: Nacional Remota
O início da Trilha de Oficinas
Caso seja aprovado, o participante estará apto a iniciar a fase de oficinas digitais cujos objetivos são voltados a desenvolver os estágios iniciais da trajetória de liderança do jovem.
As oficinas
Em paralelo as atividades remotas, a partir da Oficina de Desafios iniciam as atividades presenciais aprofundando o conteúdo das oficinas.
É nessa fase que os participantes irão vivenciar e experimentar novas formas de pensar, agir e trabalhar em grupo para além de construir iniciativas de liderança durante um processo de inovação, desenvolver habilidades e competências essenciais para o líder.
2ª Etapa: Oficinas remotas e encontros estaduais
Atividades presenciais que aprofundam o conteúdo das oficinas
A 2ª etapa inicia com a Oficina de Desafios e termina com a Oficina de Iniciativas. Durante esse período, três encontros presenciais serão realizados nos estados participantes, onde os jovens terão a oportunidade de se aprofundar no processo de inovação participando de diversas dinâmicas e workshops práticos nos quais aprenderão a superar seus desafios individuais com mais qualidade e / ou menor custo. O primeiro encontro nacional presencial de aprofundamento no método de inovação também acontece neste período.
3ª Etapa: Nacional Presencial
A última fase desta jornada
Serão realizados dois encontros nacionais presenciais durante os quais se intensificam as vivências e a preparação dos jovens para liderar, com feedback intenso sobre a qualidade do trabalho em si, e das competências de liderança.
O número de participantes desta etapa não é fixo, e dependerá exclusivamente da avaliação dos jovens até esta etapa.
A afirmação da capacidade de liderança e a decorrente identificação de jovens que devem ser devidamente reconhecidos e integrados pelo Sistema CNA como lideranças do setor são as grandes entregas do Programa CNA Jovem 5ª edição.