Experiências

O jovem que passa pelo CNA Jovem tem oportunidade de participar de atividades e oficinas diversas, de discussões de grande relevância, acumulando assim uma enorme experiência pessoal e profissional. Além disso, através do relacionamento com jovens e profissionais de todo o país, tem a oportunidade de conhecer a realidade dos diversos estados e regiões, o que é indispensável para qualquer pessoa que tenha a intenção de liderar o setor. Conheça algumas das atividades e vivências realizadas nas edições anteriores.

Visita técnica

Congresso Nacional

Visita guiada ao Congresso Nacional, com a participação do setor de relações institucionais da CNA, e explanação sobre o Processo legislativo por profissionais de grande entendimento político.

Oficina

Laboratório - Mídia training

A Comunicação é um dos blocos de conhecimento do Programa CNA Jovem. Líderes geralmente são porta-vozes e necessitam saber se relacionar com profissionais de imprensa em entrevistas, eventos ou até mesmo em encontros com outros líderes. O laboratório de mídia training proporcionou aos jovens uma experiência marcante e mostrou que para se pronunciar com precisão é necessário muito conhecimento técnico.

Oficina

Mediação de conflitos

É papel do líder fazer a mediação de conflitos. A oficina de mediação de conflitos apresenta ferramentas para facilitar o diálogo produtivo como meio de entendimento e busca de consenso em situação de impasse ou de conflito.

Visita técnica

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. É importante que jovens com intenção de liderar conheçam esta grande instituição e tudo que ela oferece para o agro. Na oportunidade, os jovens puderam ter acesso a lideranças de referência em nossa sociedade, como a ministra da agricultura.

Atividades lúdicas

Escape room

Um jogo que acontece em salas temáticas imersivas, cheias de enigmas e desafios, onde o jogador é o personagem e precisa escapar em determinado período de tempo. Excelente atividade que evidencia características fundamentais de liderança, como a capacidade de trabalhar em grupo, a gestão do tempo, o equilíbrio emocional e a persuasão.

Visita técnica

Bayer - SP

Na sede nacional da Bayer, em São Paulo, os jovens foram recebidos pelo presidente da divisão agrícola no Brasil, que compartilhou sua grande experiência de liderança à frente de uma multinacional, além de discutir temas ligados a carreiras, inovação, sustentabilidade e futuro da agricultura.

Vivência

Voo de balão

Para estimular a criatividade e a capacidade de gerar novas ideias, o programa proporcionou aos jovens um breve passeio de balão para que eles tivessem uma experiência diferenciada no momento em que eles teriam que buscar soluções inovadoras para o setor.

Vivência

Entretenimento cultural

Em um programa que reúne jovens de todo o país, com hábitos e culturas diferentes, é importante estimular a interação e a troca de experiências. O piquenique sabores regionais compartilhou um pouco do sabor da gastronomia local por meio de produtos não perecíveis, tragos especialmente pelos jovens de cada estado.

Entretenimento cultural

Festa dos Estados

Um jantar especial onde foram servidas comidas típicas das diversas regiões do país e a sobremesa foi complementada por doces, biscoitos e kitutes regionais. Para ficar mais animado, alguns jovens entraram no clima e vestiram trajes e acessórios habituais de suas regiões.

Missão Técnica Internacional

A cada edição, jovens são reconhecidos como lideranças do agro a nível nacional. Nas últimas edições, esses jovens foram premiados com a participação em missões técnicas internacionais.

Missão Técnica Internacional

Vale do Silício - 2019

Os três vencedores do CNA Jovem Etapa Nacional 2019 cumpriram uma agenda de intensa de 8 dias no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para conhecer o principal centro de inovação tecnológica e empreendedorismo do mundo e as iniciativas que poderão ser adaptadas ao agro brasileiro.

Missão Técnica Internacional

Nova Zelândia - 2017

Durante 10 dias, os três vencedores do CNA Jovem Etapa Nacional 2016 desbravaram o potencial agropecuário da Nova Zelândia. Em março de 2017, eles percorreram vinhedos, conheceram a produção leiteira da Nova Zelândia, empresa de comercialização de sêmen bovino e entidades de educação que oferecem cursos na área agropecuária. Outro aspecto que os jovens puderam presenciar foi o sistema de sucessão familiar que acontece nas fazendas neozelandesas.

Missão Técnica Internacional

China - 2015

Durante 12 dias, os 5 cinco vencedores da 1º edição do Programa CNA passaram por uma maratona de visitas a locais como Guangzhou, Xangai e Pequim na China para conhecerem instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. A programação da viagem foi extensa, passando por diversos pontos importantes que revelaram aos jovens como é a cultura, a economia e o potencial empreendedor da China, país que é um dos principais compradores dos produtos agropecuários brasileiros.

Convidados - Edição 2019

Convidados - Edição 2016

Convidados - Edição 2014

Iniciativa vencedora 2019

Plataforma Sustentar.e - Iiniciativa que visa adicionar a dimensão de marketing aos produtos produzidos por produtores rurais que fazem parte da ATeG do Senar.

Demais iniciativas

Rede Jovem + Agro: aproximar e incentivar a participação de jovens nos sindicatos.

ERA (Energia Rural Alternativa): transformar um dos maiores problemas dos produtores rurais brasileiros, o suprimento de energia elétrica, em um uma solução para o meio rural.

Porteira Digital: plataforma digital de vendas em grupo pela internet, direcionada a produtores rurais das classes C e D, que geralmente não possuem canais diversificados para a venda.

Programa Pastagem Forte: iniciativa vinculada às Universidades e Instituições de ensino com objetivo de conscientizar, facilitar e viabilizar o manejo adequado de pastagens para pecuaristas.

EmpreAgro: Experiência em campo - interligar profissionais das agrárias recém formados em busca da primeira experiência prática e produtores rurais que almejam contratar mão-de-obra habilitada e qualificada.

Iniciativas vencedoras 2016

Izaura Recy Souza Freire Sales, do Rio Grande do Norte

Força Jovem Rural: O estímulo ao empreendedorismo rural semeado nas escolas, brota no campo na forma de sucessão rural

Jaoquim Souza Lima Neto, de Roraima

Jovens multiplicadores liderando o Agro em Uiramutã

Morganna Medeiros de Miranda, de Rondônia

Sala do Produtor - empreendendo no Campo

Projetos vencedores 2014

Carolina Heller Pereira, do Rio Grande do Sul

Projeto piloto: “Avaliação da sustentabilidade agropecuária em fazendas do Rio Grande do Sul utilizando o modelo computacional IFSM 4.1”

Cézar Augusto Tumelero Busato, da Bahia

Integração Comercial Vale e Cerrado: programa de qualificação técnica e integração comercial entre agricultores do cerrado e pecuaristas do vale estabelecidos na bacia do rio Grande e Corrente, no oeste da Bahia.

Dyovanna Depolo de Souza Pinto, do Espírito Santo

MBA em Gestão de Pessoas no Agro: de mão de obra a recursos humanos no setor agropecuário.

Murilo Eduardo Ricardo, do Mato Grosso do Sul

Intercâmbio Agrojovem: programa de desenvolvimento técnico, cultural e intelectual de jovens do agronegócio.

Rachel Leão Vieira, de Goiás

Porteira Aberta: Comunicação como forma de aproximação entre pequenos produtores e o Sistema CNA.

Mapa de egressos do CNA Jovem

Veja quem são e onde estão os participantes das edições anteriores