Vencedores do CNA Jovem conhecem potencial da produção de alimentos no oeste baiano

Os vencedores do CNA Jovem tiveram uma agenda intensa pelas cinco regiões brasileiras para conhecer a produção agropecuária no país. A programação começou na segunda (20/06) pela Bahia, onde eles estiveram até quarta (22/06) para conferir de perto a eficiência produtiva, o alto investimento tecnológico e em educação empregados no agro em Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado.  

A missão técnica ainda passou por Minas Gerais, Pará Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

Fazenda Modelo em Barreiras

Em Barreiras, eles conheceram o Sindicato de Produtores Rurais do município e a atuação em prol da capacitação de pessoas do campo, como a Fazenda Modelo que recebe o Programa Jovem Aprendiz na propriedade rural para a formação de supervisores agrícolas para atender a demanda da região.

Comitiva do CNA Jovem compartilha experiências com turma de jovens aprendizes

Os novos líderes tiveram a oportunidade de trocar experiência com os aprendizes e encorajá-los. “O projeto engaja os jovens da região, capacitando e dando a oportunidade da primeira experiência profissional. Nós estamos aqui para agregar ainda mais conhecimento para esses jovens”, destacou Caio Vasconcelos, representante do Ceará.

Para Laerte Mendonça Neto, de Minas Gerais, a iniciativa é interessante para o desenvolvimento regional. “É um projeto muito bacana em que os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em propriedades da região”.

Da esquerda para a direita: Elienai, Laerte, Lucas, a coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato e Caio

Na empresa BioBrasil, que produz mudas de cacau certificadas, eles observaram o sistema de produção com utilização de QR Code para o rastreamento das mudas.

A inserção das mulheres no processo produtivo do cacau também chamou a atenção dos jovens.  Elienai Trindade, que é natural de Ribeira do Pombal, no Nordeste da Bahia, não esconde a felicidade em poder conhecer os detalhes de regiões que são referências na produção de alimentos no Brasil.

“Fazer parte do CNA Jovem foi uma transformação na minha vida, pois o programa tem a capacidade de nos lapidar. Integrar essa missão está sendo uma experiência incrível pela oportunidade de estar em contato com pessoas que são referências e têm grande contribuição para o agro da Bahia”, destacou Elienai.

No grupo Schmidt Agrícola, os jovens conheceram a inovação tecnológica utilizada no processo de produção e colheita da banana, por meio de sistema de cabeamento em que o cacho da banana é direcionado à central de beneficiamento. O sistema contribui para a agilidade do processo e para o bem-estar dos colaboradores.

A comitiva ainda acompanhou a colheita de algodão na Fazenda Agro-Basso, com área de 1800 hectares de algodão com 60% de irrigação e um plano estratégico de expansão para 4000 hectares com 75% de irrigação para o ano seguinte.

Centro de Treinamento Regional do Senar em Luís Eduardo Magalhães

Já em Luís Eduardo Magalhães, o grupo teve a oportunidade de trocar experiências com produtores de grãos, onde o investimento em alta tecnologia fez a região se tornar referência em eficiência produtiva e sustentável.

Na propriedade Sementes Oilema, os jovens foram recebidos pela produtora Carminha Missio. O estabelecimento atua na produção de soja, com emprego de alta tecnologia em tratamento e beneficiamento de sementes do grão.

O jovem Lucas Dierings, do Paraná, ressalta que o potencial agrícola da região é reflexo do trabalho dos produtores, da pesquisa e do conhecimento. “Aqui o empreendedorismo rural é colocado em prática. Parabenizo os produtores da região que acreditam e investem nas pessoas e promovem o desenvolvimento regional”.

Sementes Oilema

O grupo ainda conheceu o Centro de Treinamento Regional do Senar, com estrutura de salas especializadas para treinamentos nas áreas de aviação agrícola, irrigação de pivô central, tecnologia de pneus motores, mecanização agrícola e agricultura de precisão.

Na tarde de quarta (22/06), a comitiva seguiu para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde já cumpriu agenda na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e fará visitas a propriedades rurais em municípios mineiros.