Vencedores do CNA Jovem fazem imersão na produção agropecuária do Pará

By 26/07/2022Notícias

Os vencedores do CNA Jovem tiveram uma agenda intensa pelas cinco regiões brasileiras. A comitiva esteve no estado do Pará entre os dias 26 e 29 de junho, onde teve a oportunidade de conhecer a produção de cacau para fabricação de chocolate artesanal, e o processo de produção e beneficiamento de açaí e citrus.

A missão técnica que já passou pela Bahia, Minas Gerais e por Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. É a premiação pelo desempenho dos jovens no programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar.

Em Belém, a comitiva foi recepcionada por integrantes da Rede CNA Jovem Pará no domingo (26/06). Logo em seguida partiu para a Ilha do Combú para conhecer a gastronomia da região e alguns pontos turísticos, como a produção de cacau de várzea da Dona Nena, que dá origem ao famoso brigadeiro da floresta e uma variedade de chocolate artesanais. A empreendedora também promove o turismo rural.

Na segunda (27/06), os jovens estiveram no Palácio da Agricultura, sede do Sistema Faepa-PA, onde foram recebidos presidente da entidade, Carlos Xavier, pelo superintendente do Senar/PA, Walter Cardoso, pelo presidente do Faepa Jovem, Edvaldo Júnior, e pelos participantes do CNA Jovem Estadual de edições anteriores.

“Tivemos um debate muito interessante sobre a conjuntura política econômica e os efeitos sobre a agropecuária brasileira. Com base nisto buscamos alinhar ações com a inclusão dos jovens para contribuir no processo político de mobilização e fortalecimento de projetos que visualizam um maior posicionamento e divulgação da importância e relevância do agro brasileiro”, destacou Caio Vasconcelos.

Eles conheceram o Programa ProPará, que auxilia produtores no investimento em diferentes cadeias produtivas para aumentar a eficiência econômica e profissionalização de mão de obra.

A visita ao Pará foi considerada uma imersão na cultura e produção de alimentos na avaliação da comitiva.

“O estado é rico por natureza e uma potência em produção de alimentos. Líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta do reino.. E só deu pra sentir um gostinho do potencial desse estado que é tão rico naturalmente e culturalmente”, destacou a coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Jackeline Nonato.

Inovação e empreendedorismo na produção e beneficiamento de frutas

A agroindústria de açaí Amazon Polpas foi outro local visitado. Diariamente são processados em torno de 25 mil ton/dia destinados ao mercado interno e exportação, Desse total, 95% é açaí da região do Pará e os outros 5% polpas de frutas como maracujá, goiaba, graviola, com certificação específica que comprovam a qualidade e originalidade do produto.

O empreendimento é responsável por 220 empregos diretos na cidade de Castanhal.

Na terça (28), a missão técnica esteve na Citropar Agropecuária no município de Capitão Poço a cerca de 220 km de Belém. Na propriedade são cultivadas quatro 4 variedades de laranja e duas de limão, destinados à exportação. 

A propriedade possui uma média de 250 funcionários e no período de safra esse número sobre para 800. Na unidade de beneficiamento os frutos dão origem a suco, óleos essenciais para produtos de beleza e alimentação, óleos para desinfetante em fábricas de medicamentos e repelentes naturais. O bagaço é aproveitado para alimentação animal.

O grupo seguiu na quarta (29/06) para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Confira a agenda nos próximos dias:

Mato Grosso do Sul

Na região Centro-Oeste, eles foram recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a Fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte em Campo Grande.

Rio Grande do Sul

No estado, eles visitam a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fez visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha Bento Gonçalves, tradicionalmente conhecido pela produção de uvas e vinhos premiados.

Distrito Federal

No encerramento da missão técnica, a comitiva desembarcou em Brasília para uma visita à sede do Sistema CNA/Senar e uma agenda com os diretores da instituição no dia 5 de julho.