A programação da missão técnica dos vencedores CNA Jovem por Mato Grosso do Sul foi dedicada a conhecer o sistema de produção de pecuária sustentável do estado. De quarta (29/06) a sexta (01/07), a comitiva passou por Campo Grande e Maracaju.
A viagem é o prêmio pela participação de destaque dos jovens durante as etapas estadual e nacional do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Na capital sul mato-grossense, o grupo foi recepcionado pelo gerente técnico do Sistema Famasul/Senar-MS, José Pádua e o coordenador regional do CNA Jovem, Carlos Geraldo, além de integrantes da Famasul Jovem, egressos do CNA Jovem.
Eles conheceram o potencial agropecuário do estado, a atuação das entidades e as ações para o fortalecimento de novas lideranças no campo.
Em Maracaju, a comitiva conheceu a Fazenda Sapé, reconhecida pela produção agropecuária sustentável e atividades de diversificação com ótimos resultados na eficiência e gestão do negócio.
A Sapé Agro é uma empresa rural familiar focada na produção de alimentos, genética Brangus e o compartilhamento do conhecimento por meio do modelo de gestão profissional.
Bem-estar animal e Integração Lavoura-Pecuária são algumas das inovações da propriedade. Os jovens conheceram o processo de identificação, monitoramento do rebanho leiteiro e sala de ordenha. São 400 vacas em lactação que produzem mais de 7 mil litros de leite diariamente
“Eu fiquei encantada com a diversificação da atividade produtiva, que envolve avicultura, pecuária de leite e de corte, integração Lavoura-Pecuária, produção de grãos e de cana-de-açúcar. Observamos o trabalho de organização dos processos para gerenciar todas as atividades e promover a inserção de inovação no campo”, detalhou a jovem Ana Carolina Zimmermann.
Na sexta (01/07), o grupo visitou o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS , localizado na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. O diretor do do centro Francisco Paredes e os coordenadores apresentaram as ações educacionais ofertadas no Centro. Em seguida, o grupo conheceu o campo experimental da escola.
Saiba Mais
Os vencedores são Elienai Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná). Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo.
A missão técnica teve início no dia 19 de junho já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Pará. Na sexta (01/07) o grupo seguiu para o Rio Grande do Sul e em seguida foi para o Distrito Federal.