Mato Grosso do Sul foi ponto de parada na missão técnica dos vencedores da quarta edição do CNA Jovem. O grupo chegou ao estado na quarta-feira (29/06), foi recepcionado na Casa Rural com uma apresentação técnica, conhecendo o trabalho da Faamsul e do Senar/MS. Também visitaram o Centro de Excelência de Bovinocultura de Corte e a Fazenda Sapé Agro, localizada em Maracaju.
Em conversa com o gerente técnico do Senar/MS, José Pádua, logo que chegaram a Campo Grande, os participantes tiveram acesso às ações da federação e apresentaram suas ações.
“O nível produtivo do meu estado está mais direcionado a agricultura familiar, então eu espero com a missão técnica em Mato Grosso do Sul, ter um entendimento e uma visualização melhor de sistemas maiores, organizacionais e com um foco empresarial. E com isso, levar essas experiências para replicar esse modelo e fazer com que aqueles pequenos produtores tenham a capacidade de ampliar, evoluindo para uma empresa rural”, disse Francisco Caio Vasconcelos, participante do Ceará.
Na quinta-feira (30/06), o grupo seguiu até Maracaju, para conhecer a Fazenda Sapé Agro, referência em produção integrada em pecuária de corte, agricultura, avicultura, na produção de leite de alta qualidade e no turismo tecnológico rural. A comitiva pôde ver de perto a eficiência produtiva com sustentabilidade.
Na sexta-feira, de volta à capital, a missão técnica encerrou o cronograma no estado passando pelo Centro de Excelência de Bovinocultura de Corte. Os jovens conheceram o trabalho feito com alunos e a estrutura oferecida para as aulas práticas na instituição.
“Receber visitantes é sempre importante, poder divulgar o Centro de Excelência e principalmente as capacitações que realizamos aqui. Apresentar um pouco da cadeia produtiva da bovinocultura de corte e de nossas ações ajuda no reconhecimento nacional de nossas instalações”, disse Luiz Gustavo Cavalca, coordenador técnico do Centro de Excelência de Bovinocultura de Corte.
A comitiva ainda passou por Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
CNA Jovem – O programa é focado no desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar e busca estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e inovadoras.
A quarta edição iniciou em agosto de 2020 e registrou 3.742 jovens inscritos com idade de 22 a 30 anos. Dos 80 jovens classificados para participar, 76 finalistas de todas as regiões brasileiras chegaram ao fim da edição. Eles receberam 300 horas de atividades, mentorias e conteúdos totalmente digitais.
Quem passa pelo CNA Jovem tem oportunidade de participar de atividades e discussões de grande relevância. Desde a primeira edição, em 2014, aproximadamente cinco mil jovens já participaram de alguma etapa do programa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado